terça-feira, 13 de maio de 2008

Pescoço em voga

A moda se baseia em alguma parte do nosso corpo como um ponto de partida para a construção das silhuetas que marcam, marcaram ou marcarão as estações. A cintura foi o foco das estações anteriores marcadas pelas cinturas altas e cintos que definiam a silhueta das mulheres até então. Essa base migrou para o pescoço. Essa é a aposta dos estilistas que apresentaram suas coleções para o nosso inverno de 2008, e nas tendências para o inverno de 2009. A valorização da região dos ombros, colo e pescoço passou a ser superexplorada seja com echarpes, lenços, golas ou acessórios.

De tempos em tempos esses pontos da anatomia se destacam na história do vestuário e da moda. Vamos fazer um passeio nas antigas civilizações e observarmos, por exemplo, os egípcios. Como eles valorizavam essa região com aqueles adornos dourados e desenhados, que representavam a sua posição aristocrática, e deixavam em total evidência o colo nu desses nobres. Esses adornos eram feitos em couro e esmalte.



Avançando ainda mais no tempo chegamos aos famosos rufos que adornavam os colos da nobreza renascentista, e enfeitavam seus rostos. Essas golas de fartas camadas de rendas foram imortalizadas nos figurinos da Rainha Elizabeth. Quem não as conhece?



No século seguinte vimos essas golas aumentarem suas medidas se transformando em golas caídas sobre o vestuário. O que não sabíamos (ou sabíamos?) é que dessas golas surgiram o que conhecemos hoje como lenços e echarpes. Os primeiros eram em rendas delicadas que adornavam as golas dos vestuários.





Pois vemos que novamente essa região do corpo ganha destaque. Sendo assim, usem e abusem dos lenços, cachecóis, echarpes, pashiminas... E para quem não sabe como utilizar esses acessórios, não tem problema! Os estilistas estão empenhados nessa tendência e vocês encontram casacos, blusas, camisas com golas estruturadas e volumosas, além de belos colares com grandes pingentes e volumosos que ajudam a compor esse novo look de inverno.



Se tiverem alguma dúvida, não hesitem em pedir ajuda! Me envie um e-mail: juliana.pinheiro.ps@hotmail.com para que eu possa ajudá-las. Fiquem a vontade!

Até a próxima.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Consultorias...

A moda hoje é falar sobre sua democratização. Mas o que significa isso?

Durante décadas as mulheres se viram presas a formas, cores e estruturas ditadas por tendências que enquadravam a todas nós em uma única categoria de corpos ditados pelo mercado da moda em suas “glamurosas” passarelas. Eram corpos esguios, a magreza imperava e a modelagem era importada da Europa e dos EUA.

Nesse tempo as mulheres brasileiras com suas formas curvilíneas naturalmente moldadas, tinham que se virar pra se encaixarem nessas padronagens. O chic era todo mundo praticamente igual.




A partir dos anos 60 o movimento jovem ganha força (e poder de compra) e começa a ditar as suas preferências no vestuário que é acatado pela indústria da moda e aos poucos vai modificando esse cenário de uniformidade no vestir.





Cada um começa a buscar seu estilo próprio e hoje essa busca, que ganha cada vez mais força, é o que chamamos de democratização da moda. Com essa transformação de comportamento uma nova necessidade surgiu entre alguns consumidores: “Já que não tenho uma moda única a seguir e posso escolher qual o estilo quero ter, como vou saber qual me valoriza mais?”. Ou ainda, “dentro do estilo que escolhi, qual a peça de roupa me valoriza mais?”. E para suprir essa necessidade surgiram os consultores de imagem, hoje conhecidos como Personal Stylist.

É como se voltássemos aos tempos no qual a moda era ditada pela alta-costura e os modelos eram exclusivos, só que agora temos a moda pronta, só precisamos de alguém pra nos deixar exclusivas!!!










sábado, 3 de maio de 2008

ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

“Uma imagem vale por mil palavras”, este velho provérbio nos diz que as imagens, tanto quanto as palavras, trazem sentidos diversos àquilo que queremos comunicar.

De acordo com o autor do Livro Elementos da Forma, moda e beleza, Luiz Perazzo “toda imagem produzida pelo homem traduz uma idéia, transmite uma sensação, nos comunica algo. Entretanto, apesar de vivermos cercados de imagens, não temos o hábito de observá-las com atenção”, principalmente, se essa observaçãos for em nós mesmos.