quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Comportamento de Consumo

Palestra de Sally Lohan
Head os West Coast Content WGSN

A palestra começa dando um panorama geral sobre o novo consumidor.

Em pesquisa realizada pela WGSN percebemos que esse novo consumidor não compra mais por impulso. Apesar de a crise ter reforçado esse comportamento ele já vinha acontecendo mesmo antes dela. Hoje o que define uma compra é a necessidade. É claro que o desejo continua , mas é guiado pela necessidade e através da emoção e pelo valor do investimento.

O consumidor atual tem atitude e é isso que ele busca quando vai às compras. Procura produtos com características básicas como a facilidade, praticidade, simplicidade (na questão de cuidados diário como lavar, passar, vestir, guardar, etc.), também deve ser moderno e ter estilo. Todo pacote deve ser levando em conta.

Os jovens querem ser individual e ao mesmo tempo pertencer a uma tribo.
A WGSN define valores para que seu produto esteja bem colocado no mercado:
- Ser desejável;
- Econômico;
- Fácil;
- O novo consumidor está focado em serviço, qualidade e valor (todos como mesmo peso);
- Roupas sem estação.

Estamos vivendo uma volta à procura do que é durável e por isso as roupas devem sobreviver a às estações. Ele quer comprar uma roupa hoje e saber que quando a estação mudar ele poderá usar essa mesma peça que comprou na coleção anterior.

E como as pessoas não tem tempo entre um evento e outro durante o dia a roupa deve acompanhar essa versatilidade suprindo a necessidade de estar sempre pronto(a) para todas as ocasiões . Como por exemplo o blazer-camisa ou um tecido inteligente que da certo tanto no frio quanto no calor.

Outro ponto importante abordado, que aos poucos vem, ao contrário do que se pensa, fazendo a diferença na decisão de compra do consumidor é a questão ecológica, o pensamento reciclável. Não estamos falando apenas no tecido ecológico, mas tudo que envolve a produção têxtil, a água, os resíduos, a sustentabilidade e tudo o mais que envolva essa questão.

Foi falado também sobre a maneira de conduzir o negócio:
- Criatividade para o negócio. Que não significa fazer coisas mirabolantes e gastar muito dinheiro, e sim das soluções interessantes e inovadoras ao negócio;
- Manter uma administração clara entre os ambientes;
- Parceria com marcas de varejo;
- Parceria com a sustentabilidade;
- Confiança através da transparência.

Palestra realizada na Tenda de Desfiles do Fashion Buisiness no dia 15 de janeiro de 2009

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