quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Publico Joven x Geração X


Palestra de Andrea Bisker
Diretora da WGSN na América do Sul
Público Jovem

O jovem de hoje vive um momento de grande estresse. Podemos dizer que esta é uma característica comum a todos eles causado pelo em que vivem, pelo momento que estamos vivendo com todas essas crises e mudanças de comportamento.

Por um lado a pressão da família para que ele estude e construa uma carreira, por outro o mercado de trabalho que bate de frente com esse desejo dos pais uma vez que a escassez de oportunidade faz com que os jovens entendam que o emprego não é pra vida toda. Existe também uma descrença no casamento. Como não “acredita” no futuro, perdeu o interesse no mundo adulto e celebra a juventude.

Dentro desse contexto o jovem, para se sentir seguro e inserido no mundo atual o jovem adota alguns comportamentos específicos. Ele está sempre entretido com alguma atividade, principalmente, com as amigas, o mundo gira em torno das amigas. Estas são escolhidas pelo comportamento, não interessando a “raça”, cor, religião... É a primeira geração que não é preconceituosa. Formam assim, as tribos de identidade.

As marcas precisam conhecer esses comportamentos, essa maior diversidade e vender junto com a roupa a atitude,o “lifestyle”, ou seja, o estilo de vida dessas tribos de identidade. A customização da roupa aparece com grande destaque nesse momento já que ela cria a individualidade que o jovem procura mesmo inserido em uma tribo, é uma maneira de destacar no grupo.
É uma geração narcisista ao ponto de acharem que sua vida é muito importante por isso a compartilham com o mundo via internet (blogs, orkuts e sites de relacionamento). Não estar online hoje é ser/estar excluída.

A família para esses jovens é tão importante e influenciadora quanto os amigos. Há um retorno aos valores essenciais. Também por causa da falta de oportunidade no mercado de trabalho os jovens ficam mais tempo na casa dos pais.

É bacana ser careta! Além do comportamento, as roupas com referências vintages e nos anos 20, 30, 40 estão fazendo a cabeça da moçada. Pesquisas realizadas pela WGSN nas maiores capitais brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro, mostram que os jovens estão menos focados nas drogas e bebidas e mais focados na saúde e beleza. Essa última chama atenção, pois há uma preocupação excessiva por parte das jovens com a imagem cada vez mais cedo. Meninas de 10/11 anos utilizando produtos para pela, procurando serviços de salões de beleza.

As marcas que fazem ou pretendem criar para essa geração precisa participar da vida desse público, tentar freqüentar os lugares onde essas tribos circulam estar em sintonia e lembrar que o que se vende hoje é todo o pacote que acompanha essa roupa. Pensar no posicionamento de mercado, na cara que vai dar a sua loja, os serviços que vão agregar valor a essa roupa, os valores que essa tribo está disposta a investir no seu produto, enfim abrir a cabeça e ligar as antenas.


GERAÇÃO X

Esta outra geração também é bem peculiar e merece uma atenção especial. Tem como ponto de partida o fim da ditadura, as diretas já, e todos esse acontecimentos políticos e econômicos que mudaram o rumo da história.

As mulheres ganham maior destaque, acham seu lugar na sociedade e entram definitivamente no mercado de trabalho e buscam o equilíbrio entre a casa, o trabalho e o pessoal. Os divórcios acontecem com maior freqüência e como os dois pais trabalham fora os filhos são solitários.

Os filhos e o trabalho têm a mesma importância e por isso essa geração procura serviços e produtos que dêem uma solução, que criem maneiras para melhorar sempre essa situação. Incluir seus filhos no seu dia-a-dia. Em alguns países já é possível encontrar essas soluções como as festas em que as mães podem levar consigo seus filhos, fazer ginástica com eles, dentre outros.
É uma geração que procura ser diferente de seus pais. Mães e filhas estão sempre juntas, fazem compras juntas. Tal mãe, tal filha! A influencia fashion das mães sobre seus filhos deve ser levada em conta.

É também a geração das mães solteiras por opção. Elas se sentem capazes de criarem seus filhos sozinhas e não se intimidam diante da opinião alheia. A vida é plena aos 40 e 50 anos de idade. É na maturidade que as mulheres se sentem seguras, estão realizadas profissionalmente e aí podem viver mais, viajar, curtir tudo aquilo que lhes dá prazer, os filhos. Essas mulheres procuram por roupas que as deixem mostrar toda essa jovialidade, querem estar na moda, não têm porque esconder o corpo.

Para aqueles que desejam trabalhar com esse público, não diferente dos jovens, também precisam estar atentos ao pacote. A atitude, o comportamento, o estilo de vida que essa marca vende é o que vai definir a venda para esse público também.
Então, a dica é estar sim, sempre bem informado através de jornais, revistas e sites especializados, mais não esquecer de freqüentar esse publico, saber onde, como e porque eles estão ali e buscam os produtos e serviços oferecidos por “este” não por “aqueles”.


Palestra realizada na tenda de desfiles do Fashion Business, no dia 15 de janeiro de 2009.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal a matéria, adoreiii!