sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Rio Moda Hype - Inverno 2009

O Rio Moda Hype, é um evento que acontece durante e dentro do Fashion Rio como uma oportunidade para novos estilistas mostrarem seu talento.

Assista ao vídeo o primeiro dia do Rio Moda Hype - Inverno 2009.



Para o Inverno 2009 os destaques foram:

Fernanda Yamamoto, que desde sempre é um dos destaques do RMH, disse que queria que a sua coleção ficasse menos "personagem", mais vida real. No backstage, ela já adiantava: "acho que ficou mais personagem' ainda!", rindo. Mas a verdade é que a introdução de cores mais fortes (cinza com roxão, por exemplo, ou azul) nessa sua terceira apresentação do evento fez bem: trouxe variações para o seu universo, que continua pautado em moulage e dobraduras. O decotão de um vestido - que fez o peito da modelo escapulir - é surpreendentemente sexy, coisa que era mais contida nas outras coleções.





Mas as grandes surpresas desse primeiro dia de RMH foram outras: Julia Valle, a mineira que já passou por aqui com a Pure e faz parte da equipe da Printing (que desfilou no Fashion Rio); e a moda masculina de Alisson Rodrigues, estilista assistente da Mulher Elástica. Ambas parecem mais maduras que as outras (fora Fernanda), com imagem de marca mais estabelecida, boa variação de texturas, estampas (no caso de Rodrigues) e mix de peças.
Julia fez algo muito interessante e experimental: usou um programa de computador que gerou modelagens sobre as quais ela criou. Cabecismos à parte, o resultado tem qualidade superior: vestidos assimétricos, formas que geram estranhamento mas ainda assim instigam e despertam desejo.





Rodrigues trouxe jeans, moletons, estampas bacanas - tudo bacaninha, street. Exagera na hora de incluir luzes que realmente acendem na roupa - não precisava, o efeito ficou kitsch e não fez com que a coleção "brilhasse" mais (com o perdão do trocadilho). Mas R.Groove que se cuide, viu... Esse cara sabe das coisas e fala com o mesmo público.





Além deles: Renata Veras trabalhou com outros materiais para além do couro (uma moda divertidérrima, curtérrima, periguete de bom-humor).




Martins Paulo faz um quase-grunge-quase-romântico que precisava de texturas e tecidos mais diversificados para ficar com cara de coleção (mas tem bom gosto - a saiona da foto de cintura alta do fim é linda e moderna como poucas saias longas conseguem ser nesse inverno 2009!).





E a Frame fez uma moda muito confortável, cheia de malharia, gostosa de ver - e que dá vontade de usar, ainda mais nesse calor carioca!

Nenhum comentário: